Viaje alrededor de una fotografia
Oficina de composição, cor e preto & branco - filme e digital
Com o fotógrafo argentino Luis René Morilla
De 14 de outubro a 17 de outubro de 2009
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS
- Brasil

Primeiro encontro dia 14/10:
das 9h30 as 11h30

Fundamentos:
O que é composição?
O que é fotografia artística?
Breve repasse do que é a oficina,
Um total de quatro encontros.
Buscas:
Pictóricas
Jornalísticas
Artísticas
Técnica – Composição – Mensagem

Definições:
Formato ideal
Regra dos terços
Vertical ou horizontal
Regras de Ouro
Pontos de ouro, zonas áureas

Olhar e ver:
O que devemos pôr em cada foto.
Sensibilidade
Emoções
Vivências
Fantasias
Recordações
Criar climas
Criar ambientes
Criar metáforas

Pré-visualização:
Ver a foto terminada antes da tomada.

O tema:
Como isolar o motivo principal: criando ênfases.
X escalas
X tons
X Nitidez

A tomada:
- Como escolher o fundo
- Tomadas contra a luz
- Tomadas em movimento
- Tomadas noturnas
- Tomadas sobre o mar
- Tomadas na neve
- Tomadas de arquitetura
- O uso dos filtros

Enquadramento:
Enquadramento preciso
Distância apropriada
Objetivo adequado
Ponto de vista adequado

As linhas:
(O simbolismo das mesmas)
RETA VERTICAL: elevação – força – dignidade
RETA HORIZONTAL: paz – calma – silêncio
DIAGONAL: movimento 45º ascendente
CURVA: graça – feminilidade – ondulação
RETAS E CURVAS COMBINADAS: harmonia ou desordem. 
ASCENDENTES: superação – idealismo.
DESCENDENTES: abatimento – tristeza – depressão.
QUEBRADAS: nervosismo – inquietude – vibração.
RADIAIS PARA DENTRO: concentração – unidade.
RADIAIS PARA FORA: liberdade – grandeza – explosão.
ESPIRAIS: ritmo – excitação – movimento – aturdimento.

Segundo encontro dia 15/10:
das 9h30 as 11h30

As Formas:
- Retângulos.
- Círculos.
- Ovais, curvas.
- Triângulos.

Equilíbrio:
- De linhas
- De tons
- De massas

Unidade – Ritmo:

Perspectivas:
- Com as linhas.
- Com a diminuição de tamanho.
- Com os tons e com as cores.
- Aérea.

Percurso Visual:
- Por um círculo.
- Por uma curva.
- Por uma linha.

Diferentes tipos de filmes:
- Para o dia.
- Para luz artificial.
- Infravermelhos e outras.

Temperatura de Cor:
- Se mede em graus Kelvin - ºK
- Luz artificial – 3200ºK
- Luz do dia – 5600ºK
- Flash eletrônico – equivale a luz do dia.

Filtros para cor:
- Skylight – 1ª normal – 1B maior filtração.
- Conversor 80B – luz artificial à luz do dia.
- Conversores 85B – luz do dia à luz artificial.
- Filtros FL-D para luz fluorescente.
- Filtros polarizadores – circulares ou lineares.

Como expor um filme em cor:
- Para diapositivos – subexpor 2/3 do diafragma.
- Para fazer cópias, expor igual a indicada ou sobre expor 1 diafragma.

Teoria do Sistema Negativo – Positivo:
- Sistema aditivo: VERMELHO – VERDE – AZUL.
- Sistema subtrativo: AMARELO – MARGENTA - CYAN
- VERMELHO + VERDE = AMARELO
- VERMELHO + AZUL = MAGENTA
- AZUL + VERDE = CYAN
- Soma de cores primárias = BRANCO.
- Soma de cores complementares = PRETO.

 

Terceiro encontro dia 16/10:
das 9h30 as 11h30

Composição na paisagem:
- Paisagem urbana.
- Paisagem suburbana
- Paisagem aberta.

Principais características:
Que não se pareça com um cartão postal:

Ângulo de enfoque
Proporções
O homem na paisagem.
Figuras vivas
Sentido vertical ou horizontal
Colocação do horizonte
Luz adequada pra realizar a tomada
Hora adequada para a tomada
Objetivo adequado
Gosto pessoal

O que é um ensaio fotográfico?
Deve-se buscar um tema, que pode ser de interesse ou da atualidade, e na forma sistemática, ir tomando fotografias do mesmo durante um período de tempo que consideremos necessário.
Não há um tema determinado.

Como se pode organizar o trabalho:
Será conveniente escolher o contexto e ir tomando as fotos necessárias para ir cobrindo os pontos do plano de trabalho.
Devemos pensar sempre, que se deve olhar o ensaio como se fosse uma só obra, não podemos pensar em uma quantidade fixa de tomadas nem de fotos, esta será de acordo ao tema proposto. Para que este não perca o interesse, não devem ser poucas fotos nem tampouco uma grande quantidade, que o deixe monótono.

Que fotos devemos fazer:
Fotos de ambientes
Planos gerais
Primeiros planos
Personagens típicos do lugar
Retratos ambientados
Tirar fotos em horários distintos
Usar diferentes objetivos de tomadas
Usar distintas alturas de câmera
Copiar todas as fotos finais no mesmo tipo de material.
Atividades, festas do lugar etc.
Fazer fotos com foco diferenciado.
Fazer fotos em dias nublados.
TRABALHO – ÓCIO
ALEGRIA – TRISTEZA
AMOR – ÓDIO

Quarto encontro dia 17/10:
das 9h30 as 11h30

Fotografias com o elemento humano:
Busca do tema:
Escolha da forma de composição à usar.
Escolha e posição do ângulo de tomada:
Elevação e movimentos da câmera.
Distância da câmera do sujeito:
Aproximação ou afastamento do sujeito, estudando os fundos, antes da tomada.

Momento da tomada:
Revisão mental dos meios mecânicos, visuais e emotivos.

Fotografias a usar:
Anatema
Trabajo em el puerto 1
Once em l aluna
Camino a casa
El cruce
La dama regressa
Pesadilla
Allá em el sur
Crudeza de julio
El encargado
La puerta 21
La dama del bandoneon
Compra – venta
Ocaso
Siempre igual
Los pintores
Lo que vendra
Gauchos salteños
Encuento em merlo
Feria de arte

Fotografia de Crianças:
Busca da naturalidade;
Na escolha do tema.

Escolha do fundo:
Quando se faz a tomada.

Ângulo de enfoque:
De acordo com o tamanho do sujeito.

Altura da câmera:
Deve-se fazer tomadas de ângulo baixo, quando a criança é pequena.

Luz conveniente:
Observando a incidência da luz do sol ou outra fonte de luz sobre o sujeito.

Ótica adequada:
Para não estar muito em cima do sujeito, é conveniente usar o equivalente ao dobro da distância focal normal da câmera.

Fotografias a usar:
La pandilla de Castro
5 negritos
A toda maquina
Gorriones
Menina
Trio alegre
Um dia cualquiera
Los cabritos
Tributo a D. lange
Negriños
Curiosidad
Padre e hijo
Los cuatro hermanitos
Esperando a papa
Brincando
La niña y el gato
Hijos de nadie
Mininos
Pandilla boquense
Columpios

Retratos:
- Retrato Ambientado
- Retrato Puro

Generalidade do Retrato:
- A pose
- Fundo
- Face
- Roupas
- Mãos
- Iluminação
- Altura da câmera
- Óticas adequadas
- Equipamentos necessários
- Conselhos para fazer um bom retrato.

Valor: R$385,00 à vista
Ou em 2x R$200,00 (inscrição + cheque para 30 dias)
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Conheça aqui um pouco mais sobre o fotógrafo e professor do Foto Club Buenos Aires, Luis René Morilla.
 
 
Realização:
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