Projeto Trilhas Luso-Açorianas

Cidade Histórica de RIO PARDO

Passeio Fotográfico realizado dia 22.out.2005

Clique no nome para ver as fotos ampliadas.

"Rio Pardo tem historia. Já foi capital recebeu visitantes ilustres, dentre os quais, o Imperador D.Pedro II e a Princesa Isabel que lá estiveram, por duas vezes, em missão oficial.

Carla Bacedo, Evandro Peretti,

Gelson Rocha,   Gerson Tessler,

Artistas renomados também abrilhantaram as festivas noites da, então, elitista sociedade rio-pardense.

Graça Gonçalves, Ilane Gehrs, Ivan Leães,

Alguns marcaram a época, uns pelo talento na dramaturgia; outros, como Luz Del Fuégo, por sua figura erótica, levava os homens à loucura dançando seminua com uma cobra envolvendo-lhe o corpo.

Jacqueline Custódio, Lilia Messias, Lísia Saint Pastous,

Uma cidade se faz com muitas histórias:

- Contam que Getulio Vargas, então um jovem estudante, subiu a escadaria da escola militar com sua montaria, para protestar pela má qualidade da comida que era servida aos alunos naquele prestigioso estabelecimento de ensino de Rio Pardo;

- Há historias de homens guerreiros, de mulheres anônimas pranteando seus amores mortos, que a memória do tempo eternizou.

Luciana Lee, Marco Varnieri, Mirna Benedetti,

Rio Pardo tem um jeito próprio de ser. A vida flui naturalmente, suavemente, como um rio a deslizar... Dos tempos de guerras, das vitórias e dos heróis se encarregou a historia de perpetuar a sua glória.

Norma Figueredo, Paulo Fiori, Roberto Rosa,

Preservar esse patrimônio é uma questão de respeito à tradição de um povo, para que não se percam as características que identificaram uma época.

Rogério Ribeiro, Simone Figueiredo,

Nossas “Câmeras Viajantes” são os olhos do presente, preservando imagens para o futuro.

Suzana da Luz e Walter Karwatzki.

Pretendemos com este gesto contribuir, à nossa maneira, para que nunca se apaguem às pegadas daqueles que nos precederam e construíram a base ética do povo desta terra, fazendo deste lugar uma morada de paz!!! "

texto de Norma Figueredo

 

Agradecemos ao

Sr. Laudil Pivetta

da barragem D. Marco

em Rio Pardo

 

Divulgação:

Passeio fotográfico à cidade de RIO PARDO

Projeto Trilhas Luso-Açorianas

Ponte do Couto de 1845 ©Júlio Bacchin

Cidade histórica que em 31 de março de 1846, pela Lei Provincial n° 3, foi elevada à categoria de cidade, em decorrência de seu progresso. Nesse mesmo ano, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II.

Em 1865 D. Pedro II passou novamente por Rio Pardo, na viagem que fez à Uruguaiana, onde assistiu à rendição das tropas de Solano Lopes, durante a Guerra do Paraguai.

A história da cidade está diretamente ligada com a formação e expansão das fronteiras do Brasil Meridional.

©Júlio Bacchin

A arquitetura de Rio Pardo se destaca não só pelos aspectos açorianos mas também pela influência do “Estilo Neoclássico”, mais ao gosto francês de D.João VI e que alterou as fachadas das casas, mesmo que mantendo a estrutura construtiva colonial.

“ Então, nossa arquitetura ganha grades de ferro, vidros nas janelas, platibandas com balaústres de cimento, cimalhas, cornijas, profunda simetria de fisionomia oficial, frontispícios nos portais e arcos plenos. Em fim, as rudimentares fachadas coloniais portuguesas locais se revestem com a fidalguia da corte brasileira.”

Fonte: http://www.riopardo.rs.gov.br/arquitetura.php

Visita a barragem de Dom Marco – Rio Jacuí

À tarde iremos até a barragem e os corajosos poderão entrar na área interna e subaquática acompanhados pelo Sr. Laudil Pivetta.

Veja mais no endereço abaixo:

http://www.riopardo.rs.gov.br/index.php

©Júlio Bacchin

 

HOME

CURSOS

PASSEIOS

 

CâMerA ViAjANTe

QUER COMPARTILHAR CONOSCO A PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA?

CLIQUE EM FALE CONOSCO OU LIGUE PARA OS FONES: (51) 3028-0421 / (51) 9964-1384