Programa de Desconstrução do Olhar
Oficina de Caleidoscópio Fotográfico

Em breve
Local: set fotográfico da Câmera Viajante em Vale Verde - RS
          Antiga  estação ferroviária do século XIX
           

Inclui: oficina, material para 02 caleidoscópios, transporte, alimentação.

Participantes: mínimo 10 e máximo 20 pessoas
Obs.: havendo menor número será redimensionado o local da oficina.

O CALEIDOSCÓPIO foi inventado em 1816 pelo físico escocês sir Davis Brewster. Ele uniu as palavras gregas kalos(belo)+eidos(imagem)+scopéo(ver): "ver belas imagens".
Brinquedo para crianças e adultos, instrumento de ótica, fonte de inspiração para os desenhistas, decoradores e bordadeiras, o caleidoscópio provoca positivas transformações na vida de quem o manuseia. Centramento, calma, concentração e alegria são vivenciados através da expansão e contração das figuras geométricas.
A sucata colorida molda as imagens no reflexo do espelho e forma as mandalas. Elas representam a tragetória da criação do universo, em seu processo infinito de contração e expansão. O processo acontece também em nosso interior holográfico, já que a parte contém o todo. O caleidoscópio nos mostra que há um número infinito e novo de caminhos a seguir, basta que tenhamos...
a visão caleidoscópica da Vida
Um pouco sobre Elen de Oliveira
"Eu sempre amei caleidoscópios e tenho alguns deles. Toda vez que me deparo com um momento de pouca ou nenhuma criatividade, pego um caleidoscópio e brinco com ele. Começo a girá-lo para um lado e para o outro. Observo a metamorfose das imagens. Com cada giro, eu crio algo novo com o que já estava lá. É uma grande ferramenta para ensinar a pensar criativamente.
Na vida, as coisas nem sempre são o que parecem ser, e se olharmos de diferentes ângulos, poderemos enxergar algo novo. Nós podemos também tomar pedaços e partes de várias coisas e juntá-las para construir algo original. Se pensarmos na vida como um caleidoscópio, poderemos ver a possibilidade das mudanças ao nosso redor. Na próxima vez em que você estiver emperrado em alguma coisa e não puder ver a solução, ou sentir falta de criatividade, imagine que você está olhando para um grande caleidoscópio. Comece a girar as idéias, olhando para o problema de diferentes ângulos. Traga novos conceitos e veja como eles se combinam. Continue girando as imagens mentais até encontrar um padrão de que goste e então trabalhe com ele. O pensamento caleidoscópico tem a ver com olhar para as coisas de diferentes perspectivas, juntando o velho com o novo, disposto a mudar tudo se a possibilidade se apresenta.
Com o pensamento caleidoscópico, podemos nos desvencilhar de como as coisas deveriam ser, para expandir-nos em novas realidades. Mas é importante que nesse processo você não busque uma imagem pré-definida como resultado. Abandonar o controle é o exercício.
Você pode, em sua vida, assim como girar um caleidoscópio, estar preparado para ver e aceitar qualquer nova imagem que surja, a partir das novas combinações dos elementos que já estavam lá. Esse é o princípio do pensamento caleidoscópico. Para exercitá-lo, é necessário que você se desprenda, libere os atuais conceitos cristalizados, as convicções, para encontrar uma nova resposta." 
 

Elen de Oliveira é natural de Porto Alegre. Fotógrafa profissional, jornalista formada em 96, trabalha na Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão (TVE/FM CULTURA).
Quando criança brincou com um caleidoscópio, e nunca esqueceu. Intuitivamente, e com base na orientação ecológica pessoal, no ano 2000 passou a construir o “brinquedo filosófico” utilizando materiais recicláveis. Com ele presenteava os amigos.
Identificou no brinquedo dois benefícios distintos, mas complementares: o processo de disciplina interna, contido na minúcia e delicadeza que envolve a criação, e a possibilidade de adoção do caleidoscópio em programas de Educação Ambiental – com ênfase na reciclagem.
Desenvolve o projeto Caleidoscópio Social junto ao Iecam – Instituto de Estudos Culturais e Ambientais, de Porto Alegre.
A pesquisa em torno na fotografia caleidoscópica surgiu durante a investigação das infinitas aplicações possíveis a partir da refração dos espelhos.
É membro da Brewster Society - sociedade Internacional do Caleidoscópio.

 

Manifeste seu interesse e solicite informações em FALE CONOSCO
ou pelos fones:
(51) 3012-0421 / (51) 3028-0421 / (51) 3019-0839

 
CâMerA ViAjANTe
Cursos, oficinas e passeios fotográficos
Rio Grande do Sul - Brasil
 
CâMerA ViAjANTe - Agência & Escola de Fotografia Ltda. - Fones: (51) 3012-0421 / (51) 3028-0421 / (51) 9964-1384
Cursos, oficinas e passeios fotográficos - Vale Verde e Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Copyright © 2007 - CâMerA ViAjANTe - BRASIL - Todos Direitos Reservados